Deise Soares | Dicas Para Decoração de Interiores

Decoração

Dicas Para Decoração de Interiores

Depois do sonho de ter a casa própria estar realizado, o próximo passo é a ambientação dos ambientes!

A decoração de qualquer ambiente de sua casa pode parecer uma tarefa impossível se você não dispuser de dinheiro suficiente, a seguir, algumas idéias que ajudarão você a conseguir os melhores resultados .

Pra quem deseja decorar a casa, sem gastar muito é preciso pesquisar, planejar e tirar proveito das liquidações. Antes de sair às compras, procure um profissional da área de arquitetura para passar para o papel seus sonhos e idéias em relação a decoração. Isso evitará compras desnecessárias. Se o orçamento estiver apertado contrate um profissional apenas para desenvolver um layout, um estudo preliminar para detalhar as distribuições e medidas do mobiliário.

Primeiro passo para mudar ou fazer a decoração da casa é relacionar todos os detalhes da rotina e do gosto de quem vai morar,  com o objetivo de chegar a um ambiente harmonioso,funcional e prático. E essa lista deve ser bem maior do que simplesmente o estilo e as cores preferidas. É preciso saber o estilo preferido,o cômodo em que cada habitante passa a maior parte do tempo, local onde a família se reúne,  como recebe os amigos, quantas pessoas costumam visitar a casa, qual o hobby de cada morador, objetos, espaços e ambientes que cada um considera imprescindível, e assim vai….

É importantíssimo respeitar o espaço da casa. Por mais maravilhoso que seja,  não adianta levar aquela mesa para oito lugares e perder espaço de circulação. Uma peça grande num espaço pequeno deixa o ambiente pesado, tenso, assim como móveis e paredes de tons muito escuros (que só caem bem em espaços amplos). Procure investir primeiro em móveis maiores, são mais caros, mas já proporcionam visual para decoração.

Na hora de compor os ambientes,deve ter uma cor predominante ou um material que vá imperar na decoração – metal,madeira,fibras naturais.A intenção não é deixar tudo exatamente igual,mas manter um equilíbrio que vai,na seqüência,destacar peças especiais ou objetos de valor que saiam propositadamente fora do conjunto.

Se você usar uma cor mais clara no teto do que nas paredes, terá a impressão de que ele está mais alto. Se quiser disfarçar um teto muito alto, você deve usar uma cor escura. Outro recurso muito útil é o de usar listras para modificar a percepção do espaço. As listras largas transmitem sensação de profundidade, ao passo que as estreitas dão a sensação de maior altura. As cores claras fazem com que os móveis pareçam maiores e as escuras disfarçam as formas volumosas. A primeira decisão que você deve tomar é escolher qual tom de cor se aproxima mais de seu objetivo. Você também pode optar pelo clássico contraste entre branco e preto ou utilizar o esquema “branco sobre branco”, já que existe uma grande variedade de tonalidades desta cor. Deve levar em conta que não é aconselhável utilizar mais de duas ou três cores para ter um ambiente agradável. deve levar em conta aspectos como o tamanho, a quantidade de luz que recebe ou até mesmo a direção para qual está voltado.